side-area-logo
SOBRE

O Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA) é um ambulatório de especialidade do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) que iniciou suas atividades em 1994, fruto da reunião de profissionais interessados na pesquisa e na assistência à pacientes com transtornos alimentares. Tal iniciativa viabilizou, há 25 anos, o início do atendimento especializado à adolescentes e adultos, gratuito – no âmbito do SUS – e em regime predominantemente ambulatorial.

Além de importante contribuição na assistência pública a pacientes e seus familiares, o PROATA atuou pioneiramente na formação de profissionais da área de saúde mental interessados no campo dos transtornos alimentares, tendo já formado dezenas de profissionais através de Curso de Atualização em Transtornos Alimentares, entre 2001 e 2011, ministrado semanalmente e com período de duração de um ano.

O Proata já promoveu vários worshops e simpósios temáticos para discussão de assuntos diversos relacionados à área, com parcerias e participações de outras instituições. Vem também atuando diretamente na formação de Residentes de Psiquiatria da UNIFESP (R3), em estágio eletivo, há 12 anos. Desde 2014, oferece capacitação profissional na área de psicologia e nutrição, através de estágio prático supervisionado com atendimento clínico de pacientes com transtorno alimentar.


Em 2018 a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) assumiu a gestão de importante serviço de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo – o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Vila Mariana, por meio de um convênio tripartite com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) e, por este motivo, desde agosto de 2018, o PROATA realiza toda sua atividade assistencial e didática em novo endereço.